terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Conceito de Sistema e Sistema a Informação

Sistemas de Informação


Introdução : Antes de começarmos a discutir Sistemas de Informação, precisamos entender e discutir alguns conceitos básicos, que veremos a seguir :
Informação : È o recurso mais valioso dentro de uma empresa. Este termo no entanto por diversas vezes é confundido com dado.
Dado X Informação : Dados são os fatos de uma forma primária. Exemplos : Nome de um funcionário, número de horas trabalhadas em um mês , número de peças em estoque, etc. Quando estes dados são organizados ou configurados de uma maneira significativa, eles se tornam uma informação.
A transformação de dados em informação é um processo ou uma série de tarefas logicamente relacionadas, executadas para atingir um resultado definido. O processo de definição das relações entre dados requer conhecimento. Conhecimento são regras, diretrizes e procedimentos usados para selecionar , organizar e manipular dados , com a finalidade de torna-los úteis para uma tarefa específica.
Sistema : Um sistema é um conjunto de elementos que interagem para se atingir metas ou objetivos.Basicamente , um sistema possui os seguintes elementos :
- Entrada : envolve captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados.
- Processamento : envolve processos de transformação que converte insumo (entrada) em produto.
- Saída : envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até o seu destino final.
Exemplos de Sistemas :
- Um sistema de produção recebe matérias-primas como entrada e produz produtos acabados como saida.
-Um sistemas de informação também é um sistema que recebe recursos ( dados ) como entrada e os processa em produtos (informação) como saída.
O conceito de sistema se torna ainda útil pela inclusão de mais um componente : feedback ou realimentação. A incorporação deste componente a um sistema faz com que este se torne auto-monitorado ou auto-regulado.
Feedback ou Realimentação é uma saída usada para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou processamento. Assim, os erros ou problemas podem fazer com que os dados de entrada sejam corrigidos ou que um processo seja modificado.
Sub-sistema ou ambiente de sistema: Um sistema sempre funciona em um ambiente que contém outros sistemas. Se um sistema for um componente de um sistema maior, ele é um sub-sistema. A fronteira de um sistema separa-o de um ambiente e de outros sistemas. Vários sistemas podem ser conectados entre si por meio um limite compartilhado ou interface.
A forma na qual os elementos do sistema estão interligados é chamada configuração.As relações entre os elementos de um sistema são definidas através de conhecimento. Em muitos casos , saber o objetivo do sistema é o primeiro passo para se definir a forma como os elementos do sistema são configurados.
Classificação dos Sistemas : Os sistemas podem ser classificados como simples ou complexos, abertos ou fechados , estáveis ou dinâmicos , adaptáveis ou não adaptáveis , permanentes ou temporários.
Simples ou Complexos : Um sistema simples é aquele que possui poucos elementos ou componentes e a relação entre componentes ou elementos não é complicada e direta.
Já um sistema complexo possui muitos elementos que são altamente relacionados e inter-conectados. Na realidade a maioria dos sistemas se situa em um estágio contínuo entre simples e complexo.
Aberto ou Fechado : Um sistema aberto interage com seu ambiente.Em outras palavras, ha um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema.
Um sistema fechado não há qualquer interação com o ambiente.Por isso é que existem poucos sistemas deste tipo.
Estável ou Dinâmico : Um sistema estável é aquele que mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema.
Um sistema dinâmico é o que sofre mudanças rápidas e constantes devido a mudança de seu ambiente.
Adaptáveis ou Não Adaptáveis : Os conceitos sobre adaptáveis e não adaptáveis estão relacionados a estabilidade e dinâmica. Um sistema adaptável é aquele que responde ao ambiente mutável. Em outras palavras , é aquele que monitora o ambiente e recebe modificações em resposta a mudança do ambiente.
O sistema não adptável é aquele que não muda com o ambiente mutável.
Permanente ou Temporário : O sistema permanente é o que existe ou existirá por um longo período de tempo, geralmente 10 anos ou mais.
O sistema temporário é aquele que existirá por um curto espaço de tempo.
Modelando um Sistema : O mundo real é complexo e dinâmico.Por isso que usamos modelos no lugar de sistemas reais. Um modelo é uma abstração da realidade ou uma simulação do que é realidade. há inúmeros tipos diferentes de modelos , e os principais veremos a seguir :
- Modelo Narrativo : Um modelo narrativo, como o próprio nome já diz, se baseia em palavras.As descrições das realidades, tanto verbais como escritas, são consideradas modelos narrativos. Em uma empresa, relatórios, documentos e conversas referentes a um sistema , são todos narrativas importantes.
- Modelo Físico : Um modelo físico é uma representação tangível da realidade.Muitos modelos físicos são contruídos por computador.
- Modelo Esquemático : Um modelo esquemático é a representação gráfica da realidade.Gráficos, mapas, figuras, ilustrações e fotografia são tipos de modelos esquemáticos.Os modelos esquemáticos são usados em grande parte no desenvolvimento de programas e sistemas de computador.Fluxogramas de programas mostram como os programas podem ser desenvolvidos. Diagrama de fluxo de dados mostram como os dados fluem dentro através de uma organização.
- Modelo Matemático : Um modelo matemáico é a representação aritmética da realidade.Estes modelos são utlizados em todas as áreas de negócios.
Sistema de Informação : Um sistema de informação é um tipo especializado de sistema , podendo ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar , armazenar e distribuir a informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle , a coordenação , a análise e o processo decisório em empresas e organizações.
Os sistemas de informações contêm informações sobre pessoas, lugares e coisas de interesse , no ambiente , ao redor e dentro da própria organização.
Seguindo a definição da teoria dos sistemas, um sistema de informação também é composto de elementos que coletam ( entrada ) , manipulam e armazenam ( processo ), disseminam (saida) os dados e informações e fornecem o mecanismo de feedback ( realimentação ).
Sistemas de Informação Manuais e Computadorizados : Muitos dos sistemas de informação começaram com sistemas manuais e depois se tornaram computadorizados.Esta migração ocorreu porque um sistema manual não é prático e sujeito a falhas e desta maneira acabando sendo ineficiente.
Desta forma , o nosso foco de estudo será os sistemas de informação baseado em computadores e em outras modalidades de tecnologia de informação.
Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação : O sistema de informação baseado em computador ( SIBC) é composto por hardware , software, banco de dados ,telecomunicações ,pessoas e procedimentos que estão configurados para coletar , armazenar e processar dados em informação.A seguir vamos discutir cada um destes componentes.
Recursos de Hardware : consiste no equipamento do computador usado para executar as atividades de entrada , processamento e saída. Os dispostivos de entrada incluem o teclado, os dispostivos de escaneamento automático , e outros dispositivos de leitura da dados. Os dispositivos de processamento incluem Unidade Central de Processamento ( CPU ), memória e dispositivos de armazenagem.Há muitos dispostivos de saída , incluindo as impressoras e monitores.
Recursos de Software : consistem nos programas e instruções dadas ao computador e ao usuário.Estes programas e instruções permitem o computador processar diversos aplicativos com rapidez , qualidade e baixo custo.
Recursos de Armazenamento : é uma coleção organizada de fatos e informações.O banco de dados é uma das partes mais valiosas de um sistema de informação baseado em computador.
Recursos Humanos : é o elementos mais importante em um sistema de informação baseado em computador.Os profissionais que trabalham com sistemas de informações incluem todas as pessoas que gerenciam, executam , programam e mantêm o sistema do computador. Os usuários são os administradores , tomadores de decisão , colaboradores e outro usuários que utilizam o computador em seu benefício.
Procedimentos : incluem as estratégicas, políticas , métodos e regras usadas pelo homem para operar o SIBC.
Papéis Fundamentais dos Sistemas de Informação nas Empresas : Os sistemas de informação desempenham 3 papéis vitais em qualquer tipo de organização :
- suporte de seus processos e operações
- suporte nas tomadas de decisões de seus funcionários e gerentes
- suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva
Tipos de Sistemas de Informação : Em termos conceituais , os sistemas de informação podem ser classificados de maneiras diferentes.Algumas delas veremos a seguir.
Sistema de Apoio a Operações : Existem 3 tipos principais de sistemas de apoio a decisões :
- Sistema de Processamento de Transações : o objetivo deste tipo de sistema é reduzir custos através de automatização de rotina. Um dos primeiros sistemas empresariais a ser computadorizado foi o sistema de folha de pagamento.Como estess sistemas tratavam e processavam transações, foram chamados de sistemas de processamento de transações.
-Sistema de Controle de Processos : monitoram e controlam processos físicos.
-Sistemas Colaborativos : aumentam as comunicações e produtividade das equipes e grupos de trabalho.
Sistema de Apoio Gerencial : existem 3 tipos principais de sistema de apoio gerencial :
- Sistema de informação gerencial : foram criados a partir da decada de 60 e são caracterizados pelo uso do sistema de informação para produzir relatórios gerenciais.
-Sistema de apoio a decisão : nas decadas de 70 e 80, grandes aperfeicoamentos da tecnologia resultaram em sistemas de informação que custavam menos e eram muito mais poderosos.Pessoas de todas as áreas da empresa passaram a usar microcomputadores para fazer um variedade de tarefas e não dependiam mais de um setor específico para realizar as suas atividades.Neste período foi constatado que um sistema de informação baseado em computador poderia dar apoio adicional a tomade de decisão.
-Sistema de Informação Executiva : fornecem informações críticas em quadros de fácil visualização para uma multiplicidade de gerentes .

Um comentário: