terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Fluxograma

Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.
O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.
[editar] Fluxograma da arquitetura
Na arquitetura de software o fluxograma é um tópico do que se chama de Partido Arquitetônico. Este partido se divide em:
Programa
Organograma
Fluxograma
Fisiograma
O Fluxograma, é como a disposição das organizações de um projeto arquitetônico irá interagir. Existem várias formas dentro do fluxograma imperial, bem como, dentro do fluxograma exterial do espaço amostral disfarçado. São eles:
a) De cores: Com verde e amarelo predominando;
b) De números: Com 0 e 1 predominando;
c) De swarps: Com clips e fareways predominando.
Resumindo, O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efectuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e a setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa. O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando. A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

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Conceito de Sistema e Sistema a Informação

Sistemas de Informação


Introdução : Antes de começarmos a discutir Sistemas de Informação, precisamos entender e discutir alguns conceitos básicos, que veremos a seguir :
Informação : È o recurso mais valioso dentro de uma empresa. Este termo no entanto por diversas vezes é confundido com dado.
Dado X Informação : Dados são os fatos de uma forma primária. Exemplos : Nome de um funcionário, número de horas trabalhadas em um mês , número de peças em estoque, etc. Quando estes dados são organizados ou configurados de uma maneira significativa, eles se tornam uma informação.
A transformação de dados em informação é um processo ou uma série de tarefas logicamente relacionadas, executadas para atingir um resultado definido. O processo de definição das relações entre dados requer conhecimento. Conhecimento são regras, diretrizes e procedimentos usados para selecionar , organizar e manipular dados , com a finalidade de torna-los úteis para uma tarefa específica.
Sistema : Um sistema é um conjunto de elementos que interagem para se atingir metas ou objetivos.Basicamente , um sistema possui os seguintes elementos :
- Entrada : envolve captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados.
- Processamento : envolve processos de transformação que converte insumo (entrada) em produto.
- Saída : envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até o seu destino final.
Exemplos de Sistemas :
- Um sistema de produção recebe matérias-primas como entrada e produz produtos acabados como saida.
-Um sistemas de informação também é um sistema que recebe recursos ( dados ) como entrada e os processa em produtos (informação) como saída.
O conceito de sistema se torna ainda útil pela inclusão de mais um componente : feedback ou realimentação. A incorporação deste componente a um sistema faz com que este se torne auto-monitorado ou auto-regulado.
Feedback ou Realimentação é uma saída usada para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou processamento. Assim, os erros ou problemas podem fazer com que os dados de entrada sejam corrigidos ou que um processo seja modificado.
Sub-sistema ou ambiente de sistema: Um sistema sempre funciona em um ambiente que contém outros sistemas. Se um sistema for um componente de um sistema maior, ele é um sub-sistema. A fronteira de um sistema separa-o de um ambiente e de outros sistemas. Vários sistemas podem ser conectados entre si por meio um limite compartilhado ou interface.
A forma na qual os elementos do sistema estão interligados é chamada configuração.As relações entre os elementos de um sistema são definidas através de conhecimento. Em muitos casos , saber o objetivo do sistema é o primeiro passo para se definir a forma como os elementos do sistema são configurados.
Classificação dos Sistemas : Os sistemas podem ser classificados como simples ou complexos, abertos ou fechados , estáveis ou dinâmicos , adaptáveis ou não adaptáveis , permanentes ou temporários.
Simples ou Complexos : Um sistema simples é aquele que possui poucos elementos ou componentes e a relação entre componentes ou elementos não é complicada e direta.
Já um sistema complexo possui muitos elementos que são altamente relacionados e inter-conectados. Na realidade a maioria dos sistemas se situa em um estágio contínuo entre simples e complexo.
Aberto ou Fechado : Um sistema aberto interage com seu ambiente.Em outras palavras, ha um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema.
Um sistema fechado não há qualquer interação com o ambiente.Por isso é que existem poucos sistemas deste tipo.
Estável ou Dinâmico : Um sistema estável é aquele que mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema.
Um sistema dinâmico é o que sofre mudanças rápidas e constantes devido a mudança de seu ambiente.
Adaptáveis ou Não Adaptáveis : Os conceitos sobre adaptáveis e não adaptáveis estão relacionados a estabilidade e dinâmica. Um sistema adaptável é aquele que responde ao ambiente mutável. Em outras palavras , é aquele que monitora o ambiente e recebe modificações em resposta a mudança do ambiente.
O sistema não adptável é aquele que não muda com o ambiente mutável.
Permanente ou Temporário : O sistema permanente é o que existe ou existirá por um longo período de tempo, geralmente 10 anos ou mais.
O sistema temporário é aquele que existirá por um curto espaço de tempo.
Modelando um Sistema : O mundo real é complexo e dinâmico.Por isso que usamos modelos no lugar de sistemas reais. Um modelo é uma abstração da realidade ou uma simulação do que é realidade. há inúmeros tipos diferentes de modelos , e os principais veremos a seguir :
- Modelo Narrativo : Um modelo narrativo, como o próprio nome já diz, se baseia em palavras.As descrições das realidades, tanto verbais como escritas, são consideradas modelos narrativos. Em uma empresa, relatórios, documentos e conversas referentes a um sistema , são todos narrativas importantes.
- Modelo Físico : Um modelo físico é uma representação tangível da realidade.Muitos modelos físicos são contruídos por computador.
- Modelo Esquemático : Um modelo esquemático é a representação gráfica da realidade.Gráficos, mapas, figuras, ilustrações e fotografia são tipos de modelos esquemáticos.Os modelos esquemáticos são usados em grande parte no desenvolvimento de programas e sistemas de computador.Fluxogramas de programas mostram como os programas podem ser desenvolvidos. Diagrama de fluxo de dados mostram como os dados fluem dentro através de uma organização.
- Modelo Matemático : Um modelo matemáico é a representação aritmética da realidade.Estes modelos são utlizados em todas as áreas de negócios.
Sistema de Informação : Um sistema de informação é um tipo especializado de sistema , podendo ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar , armazenar e distribuir a informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle , a coordenação , a análise e o processo decisório em empresas e organizações.
Os sistemas de informações contêm informações sobre pessoas, lugares e coisas de interesse , no ambiente , ao redor e dentro da própria organização.
Seguindo a definição da teoria dos sistemas, um sistema de informação também é composto de elementos que coletam ( entrada ) , manipulam e armazenam ( processo ), disseminam (saida) os dados e informações e fornecem o mecanismo de feedback ( realimentação ).
Sistemas de Informação Manuais e Computadorizados : Muitos dos sistemas de informação começaram com sistemas manuais e depois se tornaram computadorizados.Esta migração ocorreu porque um sistema manual não é prático e sujeito a falhas e desta maneira acabando sendo ineficiente.
Desta forma , o nosso foco de estudo será os sistemas de informação baseado em computadores e em outras modalidades de tecnologia de informação.
Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação : O sistema de informação baseado em computador ( SIBC) é composto por hardware , software, banco de dados ,telecomunicações ,pessoas e procedimentos que estão configurados para coletar , armazenar e processar dados em informação.A seguir vamos discutir cada um destes componentes.
Recursos de Hardware : consiste no equipamento do computador usado para executar as atividades de entrada , processamento e saída. Os dispostivos de entrada incluem o teclado, os dispostivos de escaneamento automático , e outros dispositivos de leitura da dados. Os dispositivos de processamento incluem Unidade Central de Processamento ( CPU ), memória e dispositivos de armazenagem.Há muitos dispostivos de saída , incluindo as impressoras e monitores.
Recursos de Software : consistem nos programas e instruções dadas ao computador e ao usuário.Estes programas e instruções permitem o computador processar diversos aplicativos com rapidez , qualidade e baixo custo.
Recursos de Armazenamento : é uma coleção organizada de fatos e informações.O banco de dados é uma das partes mais valiosas de um sistema de informação baseado em computador.
Recursos Humanos : é o elementos mais importante em um sistema de informação baseado em computador.Os profissionais que trabalham com sistemas de informações incluem todas as pessoas que gerenciam, executam , programam e mantêm o sistema do computador. Os usuários são os administradores , tomadores de decisão , colaboradores e outro usuários que utilizam o computador em seu benefício.
Procedimentos : incluem as estratégicas, políticas , métodos e regras usadas pelo homem para operar o SIBC.
Papéis Fundamentais dos Sistemas de Informação nas Empresas : Os sistemas de informação desempenham 3 papéis vitais em qualquer tipo de organização :
- suporte de seus processos e operações
- suporte nas tomadas de decisões de seus funcionários e gerentes
- suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva
Tipos de Sistemas de Informação : Em termos conceituais , os sistemas de informação podem ser classificados de maneiras diferentes.Algumas delas veremos a seguir.
Sistema de Apoio a Operações : Existem 3 tipos principais de sistemas de apoio a decisões :
- Sistema de Processamento de Transações : o objetivo deste tipo de sistema é reduzir custos através de automatização de rotina. Um dos primeiros sistemas empresariais a ser computadorizado foi o sistema de folha de pagamento.Como estess sistemas tratavam e processavam transações, foram chamados de sistemas de processamento de transações.
-Sistema de Controle de Processos : monitoram e controlam processos físicos.
-Sistemas Colaborativos : aumentam as comunicações e produtividade das equipes e grupos de trabalho.
Sistema de Apoio Gerencial : existem 3 tipos principais de sistema de apoio gerencial :
- Sistema de informação gerencial : foram criados a partir da decada de 60 e são caracterizados pelo uso do sistema de informação para produzir relatórios gerenciais.
-Sistema de apoio a decisão : nas decadas de 70 e 80, grandes aperfeicoamentos da tecnologia resultaram em sistemas de informação que custavam menos e eram muito mais poderosos.Pessoas de todas as áreas da empresa passaram a usar microcomputadores para fazer um variedade de tarefas e não dependiam mais de um setor específico para realizar as suas atividades.Neste período foi constatado que um sistema de informação baseado em computador poderia dar apoio adicional a tomade de decisão.
-Sistema de Informação Executiva : fornecem informações críticas em quadros de fácil visualização para uma multiplicidade de gerentes .

Dados e Informações em TI

Conceito de Tecnologia da Informação

O termo Tecnologia da Information serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação.
Também é comumente utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como o modo como esses recursos estão organizados em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.
A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produção e operação, ao suporte de hardware, etc.
A sigla TI, tecnologia da informação, abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática. É a difusão social da informação em larga escala de transmissão, a partir destes sistemas tecnológicos inteligentes. Seu acesso pode ser de domínio público ou privado, na prestação de serviços das mais variadas formas.
Pequenas, médias e grandes empresas dependem dela para alcançar maior produtividade e competitividade. Através de passos simples ensinados por empresas do ramo, muitas alcançam sucesso e alavancam maiores rendimentos.
A aplicação, obtenção, processamento, armazenamento e transmissão de dados também são objeto de estudo na TI. O processamento de informação, seja de que tipo for, é uma atividade de importância central nas economias industriais avançadas por estar presente com grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, no rádio e na televisão. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação) introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados a obras armazenadas; reduziu custos e acelerou a produção dos jornais e possibilitou a formação instantânea de redes televisivas de âmbito mundial. Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoração eletrônica, bem de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, envio de mensagens e arquivos, assim como consultas a computadores remotos (via rede mundiais de computadores, como a internet). A difusão das novas tecnologias de informação trouxe também impasse e problemas, relativos principalmente à privacidade dos indivíduos e ao seu direito à informação, pois os cidadãos geralmente não tem acesso a grande quantidade de informação sobre eles, coletadas por instituições particulares ou públicas.
As tecnologias da informação não incluem somente componentes de máquina. Existem tecnologias intelectuais usadas para lidar com o ciclo da informação como: técnicas de classificação, por exemplo, que não requerem uso de máquinas apenas um esquema. Este esquema pode, também, ser incluído em um software que será usado mas isso não elimina o fato que a técnica já existia independentemente do software. As tecnologias de classificação e organização de informações existem desde que as bibliotecas começaram a ser formadas. Qualquer livro sobre organização de bibliotecas traz essas tecnologias

Check List

O termo Check List quer dizer fazer uma Lista de Verificações. Pode ser uma ótima ferramenta quando aplicado da forma correta e usando uma metodologia que define literalmente uma lista de atividades ou objetos que você deve checar ante de algum procedimento. Por exemplo antes de viajar você pode criar um check list dos componentes do carro que você deve verificar antes de sair viajar com a família, como freios, nível do óleo do motor, piscas e alertas, alinhamento. Um check-list é usado para evitar esquecimentos, falhas, desconfortos, prejuízos, acidentes!
Para ser algo prático você pode até não seguir nenhuma regra e apenas anotar estar tarefas num papel, no computador, numa planilha, numa ficha, na cabeça, que você pretende executar. Já numa esfera organizacional elas podem ter papel de fiscalização, sendo consideradas como documentos para averiguar a situação ou estado de um bem material ou atividade sendo realizada dentro dos padrões determinados pela empresa.

Administraçãoxteconologia

Administração e Tecnologia: um casamento perfeito


A gestão da TI (tecnologia de informação) passa então a ser muito mais administrativa do que técnica, pois a visão sistêmica é essencial para a tomada de decisões e para o planejamento estratégico, exigindo um perfil profissional muito peculiar, um técnico com conhecimentos administrativos ou um administrador com conhecimentos técnicos. Em 2002, a IBM assinalou a tendência de mudanças no cenário corporativo ao adquirir a PriceWaterhouse Coopers Consulting (ler artigo) e, em 2003 vendendo sua divisão de pc’s à chinesa Lenovo Group Limited (ler matéria). Essas mudanças desenham um cenário que demanda um profissional que ainda não existe nas academias, sendo o mais comum, trabalharem em conjunto, em etapas distintas dos projetos ou em posições distintas no organograma. Adaptação, adequação, flexibilidade e aprimoramento contínuo: são constantes na vida dos administradores desde sempre, o que faz com que esses profissionais sejam peças importantes também dentro da TI. A própria evolução tecnológica trouxe um leque novo de possibilidades para a informática (hosting, asp, home working), fazendo com que as organizações mais que nunca, possam focar seus esforços no seu real produto, pois sabemos que manter uma estrutura de TI própria pode ser muito oneroso para a empresa. Essa nova visão entende a informática como uma "área meio", como uma ferramenta para a obtenção dos resultados desejados, salvo naquelas organizações onde a tecnologia é o produto. Mas mesmo nessas, a necessidade de soluções administrativo-gerenciais, tanto internas quando no desenvolvimento de sistemas para venda, exige a presença desses profissionais. A presença de administração profissional faz muita diferença dentro das empresas, principalmente num mercado extremamente dinâmico e turbulento como esse de tempos globalizados e on-line, mais que nunca, é necessária uma valorização dos diversos profissionais e de seu papel dentro do complexo sistema corporativo.