terça-feira, 2 de março de 2010

TI aplicada ás PME, Cibercrimes e proteção de dados, Tecnologias emergentes, Google, E business, Tipos de sistema de informação, Internet- Intranet-

TI aplicada ás PME
Conciliando TI a pequenas e medias empresas
É bem provável que qualquer acadêmico que tenha estudado as noções da administração empresarial já tenha se deparado com a questão da divergência semântica entre dados e informações. Enquanto os primeiros resumem-se meramente a símbolos (números, medidas, valores), os segundos são resultado da interpretação de determinado conjunto de dados.Uma vez estabelecida esta divergência inicial, ganha-se subsídio bastante para refletirmos sobre as estratégias reveladas por detrás dos sistemas de TI que as empresas de menor porte costumam adotar. De um modo geral, o que se tem observado ultimamente é um mercado tomado pela informatização de processos, quase todos vinculados a um sistema de TI, mas que não sabe se valer dos dados que produz. Em tempo, não sabe transformar dado em informação.A explicação para este fenômeno, presente em 90% das PMEs (pequenas e médias empresas), talvez esteja na falsa premissa de que sistemas de BI (business intelligence) têm sua razão de ser apenas em grandes companhias ou multinacionais, até pelo rótulo de caros que carregam consigo.Entretanto, é preciso desmistificar essa crença de que adquirir um sistema analítico significa necessariamente investir em complexas ferramentas de gestão, como se a um pequeno empresário não restasse alternativa além dos sistemas operacionais, excelentes na produção de dados estatísticos, mas que são incapazes de gerar o cruzamento sinérgico entre eles.Um sistema de TI, independente do porte da empresa, pode ser concebido com a inteligência suficiente para gerar análises com base em dados históricos, servindo de alicerce para a formação de estratégias e tomadas de decisão. Para tanto, ele deve contemplar três níveis de programação: o operacional, o gerencial e o estratégico.Para fins elucidativos, peguemos como exemplo um supermercado de bairro. Uma simples venda é um dado operacional. Já a quantidade de vendas geradas no dia, ou na semana, tem caráter gerencial. Agora fazer o cruzamento de dados e descobrir que o consumidor que compra biscoito de chocolate é o mesmo que compra chiclete de hortelã, equivale a produzir uma informação estratégica, sobre a qual é possível criar promoções de venda. Por mais primária que esta medida possa parecer, sua aplicação ainda se restringe a uma reduzida parcela do mercado PME.Diante disso, fica evidente a vantagem que um pequeno empresário leva sobre seus concorrentes ao contratar desenvolvedores de sistemas que embutem em seu serviços uma espécie de consultoria para seus negócios, como forma de garantir maior firmeza e segurança nos processos decisórios.A prática mercadológica, no entanto, demonstra que são poucos desenvolvedores que têm esta capacidade de enxergar o melhor sistema sob a ótica negocial do seu cliente, o que acaba resultando na entrega de aplicativos, cujas funções são estrategicamente limitadas.O cenário corporativo atual forçosamente nos impinge a perceber a importância de uma visão ampla e holística que um administrador deve ter sobre seus negócios, reunindo condições de cobrir eventuais falhas e carências de cada departamento. Neste sentido, optar por sistemas analíticos estrategicamente desenvolvidos para atender às necessidades de uma organização é fator determinante para arrebanhar clientes e alcançar uma posição de destaque em face da brutal concorrência.Flávio Luis Piccolo Ferrer - sócio-diretor da GDR7, empresa desenvolvedora de sistemas de TI.
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Cibercrimes e proteção de dados
Atualmente (1999), o volume mundial de spams é superior a 120 bilhões de mensagens diárias. Isso equivale a 20 mensagens por dia para cada pessoa no planeta, segundo dados da IronPort Systems, divisão anti-spam da Cisco. Para evitar e-mails indesejados confira as dicas do especilista da empresa, Arthur Capella.Utilize um serviço de proteção contra roubo de identidadeGeralmente os esquemas de proteção contra roubo de identidade oferecem um relatório de crédito pessoal que permite que você veja seu histórico de crédito e verifique se ele é atualizado e preciso. A maioria dos serviços possibilita monitoração diária do crédito e alerta para qualquer atividade suspeita, como abertura de contas em seu nome ou observação indevida de seus arquivos de crédito. A proteção contra roubo de identidade também ajuda a corrigir possíveis erros no seu arquivo de crédito e provê alguma segurança contra fraude.Não use seu endereço de e-mail principalA utilização do endereço de e-mail principal em qualquer lugar na web aumenta o risco de ataque de spammers. Use uma conta secundária ou temporária para transações online.Use um cartão de crédito temporário ou descartávelQuando estiver em dúvida, use um cartão de crédito temporário ou descartável. A maioria dos bancos pode fornecer estes tipos de cartões para evitar o uso indevido.Não abraSempre que possível, não abra spams. Com freqüência, eles contêm software que informam aos spammers quantos ou quais endereços de e-mail as pessoas receberam e abriram. E quase sempre um e-mail suspeito é spam.Não respondaA melhor maneira de lidar com mensagens vindas de endereços desconhecidos ou suspeitos é removê-las ou deixar que o filtro anti-spam coloque-as em quarentena. Se você responder a um spam, mesmo que seja para pedir que seu e-mail seja removido da lista, a resposta confirmará que o endereço era válido e sua caixa de entrada poderá receber ainda mais spams. Se não tiver certeza de que um pedido de informação pessoal de uma empresa é legítimo, entre em contato direto com o fabricante ou digite a URL do website no seu browser.Não cliqueSe você clicar em um link (mesmo que seja um link para “cancelamento de assinatura”) oferecido em um spam, poderá infectar seu computador com spyware ou vírus. Por isso, apague o e-mail imediatamente. Caso a mensagem (que parece ser do seu banco, sua operadora de cartão de crédito, do eBay, PayPal ou outros) solicite que você clique para validar detalhes da conta, não o faça. Estas empresas já têm os detalhes da sua conta e, portanto, a validação ou confirmação não deve ser necessária. Simplesmente remova a mensagem. Se tiver alguma dúvida sobre um e-mail de uma organização conhecida, contate-a por telefone.Não compreO spam existe porque é lucrativo. O spammer não gasta quase nada para enviar um milhão de mensagens. Mesmo que apenas uma pessoa em um milhão compre alguma coisa, eles ganham dinheiro. Acabe com o lucro do spam. Nunca compre nada de spammers. Diga aos seus amigos e à sua família para fazer o mesmo – por melhor que a oferta lhe pareça.Não acredite em tudo que lêE-mails de alerta e correntes são comuns. Os spammers podem coletar bons endereços de e-mail através destas mensagens encaminhadas. Após algumas gerações, muitas destas correntes contêm centenas de bons endereços de e-mail. Assim, as pessoas que estavam preocupadas com a “garota desaparecida” ou o "refugiado desesperado” acabam não só passando adiante um hoax, mas também recebendo mais spam.Certifique-se de que seu provedor de Internet ou sua empresa adota proteção contra spam, vírus e spywareOs spams, com muita freqüência, contêm vírus, sendo vital contar com proteção anti-spam e antivírus. Os spams também costumam ter links para websites que contêm spyware ou malware. Certifique-se com seu provedor de internet ou departamento de TI sobre a existência de segurança adequada contra estas ameaças. Pode fazer uma diferença significativa ter proteção no gateway contra spam, vírus e malware baseado na web.Use o bom sensoSe a mensagem parecer um spam ou fraude on-line, provavelmente é. Remova-a.
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Tecnologias emergentes
Todos os benefícios e possibilidades do Twitter como ferramenta de comunicação para empresas ainda não foram explorados, entretando, algumas “gigantes” já se aventuram nesse canal interativo.
O Twarketing já mostrou que apenas 34 das 100 maiores empresas segundo a revista Fortune utilizam o twitter. É surpreendente que nessa “era” de social media muitas big empresas ainda não tenham se interessado em seguir e serem seguidas por pessoas.
Destaco 10 grandes empresas que apostam no twitter:
Dell e Starbucks
As duas empresas utilizam o twitter para manter seus clientes informados sobre ofertas, promoções e lançamentos.
ComCast e JetBlue
Fazem do twitter uma espécie de SAC. Não é exclusivo mas oferece uma alternativa de suporte ao cliente.
Southwest Airlines e Whole Foods
Se aproximam dos clientes através do twitter, participando ativamente de discussões.
Ford e Samsung
As duas empresas aproveitam o twitter para publicar novidades sobre a empresa e produtos, embora o profile da Ford pareça estar abandonado.
Kodak
Já a Kodak usa o twitter para promover o blog da marca, divulgando e discutindo os posts com os seguidores.
Forrester Research
O twitter da Forrester é uma alternativa para quem quer se manter atualizado sobre as discussões mais quentes no site da empresa.
E aqui no Brasil, vamos pegar a crista da onda ou ficar só com a marola?
Youtube a serviço das empresas.
Especialista mostra como tirar proveito do site de compartilhamentoAutor de mais de 80 livros de tecnologia e negócios, entre eles os best sellers YouTube 4 you e YouTube for business: online video marketing for any business ('YouTube para você' e 'YouTube para os negócios: marketing com vídeos na internet para qualquer empreendimento', ambos sem tradução em português), o escritor americano Michael Miller está fazendo a cabeça de empreendedores de todo o mundo. Com mais de 1 milhão de cópias vendidas, Miller defende a tese de que pequenos e médios ainda são meros espectadores dessa ferramenta, já bastante usada por gigantes do mercado. Tome-se por exemplo as imagens tremidas de Ronaldinho Gaúcho, com chuteiras Nike nos pés, acertando o travessão quatro vezes, de fora da grande área, sem perder o domínio da bola. Estratégia de marketing da multinacional americana, esse vídeo foi acessado por mais de 28 milhões de internautas. Pequenas Empresas & Grandes Negócios conversou com Miller e, nesta reportagem, mostra como tirar proveito do site de compartilhamento mais acessado do mundo. 'Muitas empresas cometem o erro de criar uma série de comerciais disfarçados e isso é rejeitado pelos usuários. Um vídeo de sucesso deve informar, educar ou entreter', diz. Aprenda com ele:ALCANÇAR O PÚBLICOApesar de ser possível colocar vídeos com mais de 10 minutos, o ideal é manter a duração dos vídeos entre dois e três minutos, o que possibilita a um usuário assistir ao vídeo inteiro, mesmo sem um computador pessoal ou banda larga potente.PROCESSOS INTERNOSEm vez de organizar uma grande reunião, os empresários podem utilizar um canal privado do YouTube para se comunicar com os funcionários. Além de menos impessoal que os e-mails, os vídeos podem ser acessados de qualquer lugar, sem interromper as atividades.VENDER MAISApesar de não ser possível vender diretamente no YouTube, os empreendedores podem criar um comercial informativo da empresa e direcionar os internautas para o site onde será possível concluir o negócio.DIVULGAÇÃOAs empresas devem ter foco nas características especiais dos produtos, e não se esquecer de publicar o link do seu próprio site para mais informações.POSICIONAMENTOUm vídeo de sucesso no site pode ser mais eficiente como propaganda de uma marca do que canais tradicionais. Pesquisa da Millward Brown mostra que o índice de reconhecimento de marca de um comercial na TV fica em 54%, enquanto na internet chega a 82%.RECRUTAR TALENTOSUm bom vídeo de apresentação da sua empresa pode servir de isca para atrair talentos para a equipe. Uma apresentação do diretor da companhia também ajuda o internauta a conhecer a sua identidade.PROMOÇÕESO YouTube pode ser usado para avisar consumidores sobre eventuais descontos nos preços. A melhor forma de fazer isso é criando pequenos vídeos que ressaltam as qualidades dos produtos ou serviços e terminam com as ofertas.ASSISTÊNCIA TÉCNICAOs empreendedores devem levar em consideração os principais problemas e dúvidas dos consumidores e criar um ou mais vídeos explicativos que possam facilitar a utilização dos produtos e solucionar problemas. Isso pode ajudar a reduzir custos.AUTOR: Wilson Gotardello Filho
Postado por sephora às 19:35 0 comentários

Google
História do Google
Por Luísa BarwinskiTerça-Feira, 23 de Junho de 2009
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Em pouco mais de dez anos a ideia de dois jovens universitários se transforma em um dos empreendimentos mais rentáveis da vida digital.
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Serviços online, redes sociais, sistema de anúncios e uma centena de outras funções e possibilidades. Todas elas foram originadas por dois rapazes que cursavam a Universidade de Stanford. Larry Page e Sergey Brin começam a discutir ideias e chegam à conclusão de que a busca por informações poderia a ajudar a organizar as páginas. E como todo bom universitário, os recursos para a estruturação de qualquer negócio não eram lá muito grandes.Por isso, o BackRub – o avô do Google que conhecemos hoje – teve seu ponta pé inicial em 1996 a partir de computadores compatíveis com a renda dos dois rapazes. Até então, a Internet não possuía ferramentas tão eficazes para a localização de conteúdos a partir de palavras chave. Dois anos depois, tudo já corria muito bem para Page e Brin. Nessa época o site já se chamava Google.
Mas de onde vem esse nome?De acordo com as informações do site oficial do buscador, um “Googol” corresponde a um termo da matemática que designa um número 1 seguido de 100 zeros. Pode-se ver uma boa representação disso no rodapé das páginas de busca do Google. O marcador de páginas de resultados consiste em um “G” com vários “o”, de modo que a busca fique organizada.
Primeiros investimentosCom o crescimento explosivo da página de buscas, o Google já armazenava um Terabyte nos anos de 1998 – uma soma assombrosa para a época. Desde o seu início, a gigante da Internet já tinha na sua estrutura física o conforto. Na época, o escritório do Google era o quarto de um dos rapazes. Talvez o estilo despojado de organizar seu “quartel general” guarde resquícios dessa época.

Entretanto, os gastos com equipamentos, recursos e uma série de outras necessidades já estavam criando dívidas que ultrapassavam a capacidade de Page e Brin de levar o negócio adiante. O alívio chega junto com um cheque de US$ 100 mil, endereçado à “Google Inc.”. Nisso surgia a necessidade de tornar-se realmente uma empresa. Do contrário, o cheque não poderia ser compensado e a situação da dupla iria ficar muito complicada.

Um outro aspecto que deve ser levado em conta é o consumo de banda que o site tomava logo nos seus primeiros anos de vida. O BackRub e o primeiro Google foram hospedados na rede da Universidade de Stanford. Sempre que as requisições de buscas chegavam ao site, toda a Internet da universidade era comprometida devido aos grandes acessos que o buscador recebia.

Depois desse investimento inicial as coisas começam a progredir de uma maneira muito rápida. Logo em setembro de 1998 a dupla já havia contratado seu primeiro funcionário, um colega de faculdade, Craig Silverstein. As mudanças de sede foram bastante frequentes nos últimos anos da década de 1990, assim como as contratações. Em novembro de 1999 a empresa contrata o seu quadragésimo primeiro (41º) funcionário, o chef Charlie Ayers.2000 razões para crescerO início do ano 2000 foi marcado pelo ritmo acelerado de crescimento da empresa de Page e Brin. Em maio desse ano o site ganha versões em dez outros idiomas além do inglês: Francês, Alemão, Italiano, Sueco, Finlandês, Espanhol, Português, Holandês, Norueguês e Dinamarquês. Atém mesmo o Yahoo!, que até então era um dos mais utilizados buscadores no mundo, reconheceu o potencial da startup dos rapazes de Stanford e estabeleceram uma parceria na qual o Google seria o provedor de buscas do grande portal.Nesse mesmo mês de Junho de 2000 a empresa anuncia o seu primeiro bilhão de URLs indexadas. Em setembro o número de línguas suportadas pelo Google chega a 15 com o acréscimo dos idiomas Japonês, Chinês e Coreano. Anos mais tarde, os chineses começam a bloquear conteúdos fornecidos pelo buscador e até chegam a pedir que o acesso a conteúdos internacionais seja bloqueado.

Contudo, é no final do ano 2000 e início do terceiro milênio (2001) que o Google começa a fazer suas primeiras aquisições e tornar-se a incorporadora e produtora de serviços e produtos para internet. Em fevereiro do primeiro ano do século XXI, o Google compra o “Usenet Discussion Service” da Deja.com já com 500 milhões de discussões, tópicos e várias conversas arquivadas desde 1995 e institui melhorias no serviço para lançá-lo como “Google Groups” (Google Grupos).

Em julho desse mesmo ano o serviço de busca por imagens indexadas pelo Google já é disponibilizado com mais de 250 milhões de imagens a serem consultadas a qualquer momento por qualquer pessoa. Uma boa notícia chega para os usuários da América Latina no mês de outubro: uma parceria estabelecida entre Google e Universo Online (UOL) trouxe o serviço para o nosso lado do mundo. Hoje esse acordo já não existe mais, porém o Google conseguiu desbancar com bastante força buscadores que vinham ganhando força no Brasil, como o Cadê?, hoje incorporado pela Yahoo!.
Ao final de 2001 o banco de URLs indexadas pelo Google já alcançava os sonoros 3 bilhões de documentos virtuais. Hoje esse número já passa dos 8 bilhões de endereços.
Fevereiro de 2002 é um ano importante para todos que já construíam seus blogs web afora. O Google adquire mais uma empresa, dessa vez a Pyra Labs, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta Blogger. No mês seguinte, uma ferramenta viria a auxiliar a renda desses blogueiros e também dos donos de sites: o AdSense.

Lançado em março, o serviço visava fornecer anúncios aos usuários cadastrados para que ajudassem a divulgar os clientes de publicidade para os quais o Google vendia espaço. Assim, cada um que tivesse cliques computados nos Anúncios Google ganharia uma fatia do rendimento proporcional aos lucros obtidos.

O final de 2002 é marcado pelo lançamento do Google Print, o que hoje conhecemos como Google Books. O serviço possui diversos arquivos em PDF contendo trechos de livros cujos direitos autorais limitam a exibição completa. Entretanto, é uma ajuda excelente para universitários e estudantes em geral.A invasão das ferramentas sociaisPode-se dizer que 2004 é um dos anos mais marcantes para os brasileiros dentro da história do Google. É nesse ano que o turco Orkut Buyukkokten, funcionário da empresa, desenvolve uma ferramenta de relacionamento social entre usuários da internet. No início, era preciso receber um convite de alguém que já fosse membro da rede para poder participar.

Contudo, isso não foi motivo para que o site não se tornasse popular no Brasil. Ter um convite para acessar o Orkut na sua caixa de emails era sinal de status. Portanto, quem fosse parte da rede já possuía um “diferencial” em relação aos outros usuários da web.Entretanto, com a explosão de popularidade da rede social no Brasil, vários problemas começaram a aparecer. Desde crimes virtuais como a pirataria de jogos, softwares e outros produtos, o relacionamento virtual entre as pessoas acabou desencadeando em algumas comunidades de apoio ao crime organizado, tráfico de drogas e a pedofilia.

Por essas razões, cada vez mais o número de pedidos de quebra de sigilo feitos pela Polícia Federal aumentava para que as investigações pudessem ser feitas e os responsáveis devidamente encaminhados à Justiça. Ao levar em conta essas requisições, o Google decidiu passar a gerência do Orkut para a filial brasileira da empresa em Minas Gerais.Logo depois do lançamento dessa ferramenta social, o Google decide fazer incursões no mundo dos serviços de email. O nome escolhido para o tal serviço é Gmail, que começou como “Giga email” devido à capacidade de armazenamento, porém cabe dizer que o serviço pode ser chamado de “Google email”. Assim como o Orkut, o Gmail também exigia o recebimento de um convite para que o usuário pudesse ter uma conta.

Mais tarde ferramentas como Google Earth, Google Talk, Google Reader, Google Analytics e uma série de outros serviços foram lançados, compondo a carteira de incorporações e produções próprias da empresa. Agora, o quarto de faculdade se tornou algo muito maior chamado “Googleplex” e fica nos Estados Unidos.Google + YouTubeSem dúvida o episódio da compra do serviço de compartilhamento de vídeos YouTube em outubro de 2006 pela “bagatela” de US$ 1,65 bilhões é um dos mais marcantes dos últimos anos, quando falamos em aquisições de ferramentas online. No momento da negociação, o site de vídeos completava cerca de um ano de funcionamento e hoje é uma das maiores formas de expressão audiovisual independente do mundo.

Um exemplo fortíssimo é o usuário “CitizenTube” que nos últimos dias tem publicado vídeos das manifestações políticas do Irã devido às denúncias eleitorais contra o atual presidente Mahmud Ahmadinejad. Isso acontece porque as mídias locais e internacionais foram impedidas de noticiar qualquer ponto que mostre manifestações. O que você assiste nos telejornais à noite tem grandes chances de ter sido retirado do YouTube.

Assim como o Orkut e o Gmail, o YouTube é um dos maiores sucessos do Google. No início, a maioria dos usuários o via como uma maneira de se divertir e esquecer alguns problemas do dia-a-dia assim como fazem com a televisão. Contudo, alguns outros usuários passaram a perceber a importância política e social da ferramenta para divulgar informações relevantes sobre manifestações e uma imensa variedade de outras funções. De diversão, o YouTube passou a ser um veículo de informação.Seu navegador, seu escritórioOs conceitos de ter tudo o que você precisa onde você estiver são levados à sério quando se fala de grande parte dos produtos Google. Prova incontestável disso é o Google Docs, suíte de aplicativos de escritório completamente online. Nela é possível abrir documentos com extensões .DOC, .XLS e .PPT. Porém, seguindo a linha de crescimento e aposta em boas ideias, o Google Docs é uma repaginação de um serviço que já existia chamado Writely, que executava conversões online de arquivos do Word em qualquer navegador.

Outro aspecto importantíssimo para empresários do ramo web ou até mesmo aqueles que possuem sites de suas empresas é o controle de visitas e acessos. Nada melhor do que contar com relatórios completos, contendo informações valiosíssimas como palavras chave pelas quais o seu site é acessado, taxa de rejeição dos usuários e uma série de outros pontos que são detalhadamente tratados nos relatórios do Google Analytics.O serviço também é gratuito e basta que o usuário faça o cadastro da sua URL e instale um código do Google para que o site seja reconhecido pelo indexador de resultados da empresa. Depois, basta acompanhar os gráficos e até mesmo personalizar os relatórios com as informações mais relevantes para o seu site.Você está no mapa?As ferramentas de localização geográfica do Google também são muito atrativas e funcionais. Um bom exemplo está nos serviços Google Earth, Google Maps e Google Street. Quem nunca sonhou em acordar no Brasil, visitar Paris e depois de cinco minutos estar na Austrália, por exemplo? Com o Google Earth é fácil ver os mais variados países a partir do espaço. Com os atuais complementos desenvolvidos para este software, é possível explorar a superfície lunar e até mesmo de Marte!
Ao fechar a nossa escala de espaço, encontramos o serviço de mapas urbanos que permitem traçar rotas entre pontos, localizar endereços e uma série de outras possibilidades – o Google Maps. Além disso, as formas de locomoção são levadas em conta. Se você pretende cruzar a cidade a pé, o mapa apontará um caminho que facilite a sua caminhada; se for de carro, o Google Maps irá levar em consideração a direção das ruas.
A última instância de proximidade com as pessoas é o Google Street View. O serviço que ainda não chegou ao Brasil fotografa acontecimentos nas ruas e coloca as imagens em marcadores nos mapas do Google Maps. O serviço funciona da seguinte maneira: um carro passa fotografando o que está acontecendo de interessante em alguma rua ou quadra de uma cidade. Ainda não há previsão de chegada do serviço ao Brasil.
O Googleplex
Nos últimos anos o Google criou diversas filiais pelo mundo. Veja algumas delas nas imagens abaixo:


Agora que você conhece a história da maior empresa de Internet da atualidade é hora de contar quais foram as suas impressões. O que você mais gosta no Google? Conte para a gente no seu comentário sobre os seus serviços favoritos que o empreendimento de Page e Brin! Como essas ferramentas auxiliam no seu dia-a-dia?
Postado por sephora às 19:34 0 comentários

E business
E-business, acrónimo do inglês Electronic Business (negócio eletrônico), é o termo que se utiliza para identificar os negócios efetuados por meios eletrônicos, geralmente na Internet. Muitas vezes é associado ao termo comércio eletrônico.
Pode-se definir e-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macroambiente, pesquisa de mercados, etc.
Conjunto de sistemas de uma empresa que se interligam e interagem com os sistemas de diversas outras empresas servindo como a infraestrutura do e-Commerce (comércio eletrônico).
E-business tem como aplicação a criação de sistemas capazes de prover comunicação entre empresas agilizando os processo de compra e venda entre as mesmas, existem inclusive sistemas que fazem pedido automáticos para outras empresas de acordo com o seu estoque de produtos, facilitando assim todo o processo de fabricação e venda, melhorar a disponibilidade de produtos de acordo com a demanda pelos mesmos
Postado por sephora às 19:33 0 comentários

Tipos de sistema de informação
Sistema Hospitalar
Internação
O sistema realiza o cadastro único do paciente com dispositivos que alertam sobre a duplicidade da informação, para buscas rápidas por nome, data de nascimento e nome dos pais. Também deve propiciar facilidade, segurança e rapidez, na alocação de leitos podendo conter a planta física (layout) do hospital na tela do computador e permitindo que toda a movimentação de paciente seja feita de forma visual. Deve gerenciar visualmente a ocupação do hospital, permitindo ao administrador
saber, em tempo real, qual é a ocupação efetiva do mesmo, quais leitos estão em manutenção ou em limpeza. Além de permitir a integração com os setores de farmácia e faturamento com os quais tem ligação.
Time de Futebol
Estratégia
A estratégia, adaptada para o futebol de robôs, tem como base a técnica de campos potenciais (Faria and Romero, 2004). Nesta técnica, os robôs se movimentam como se existissem forcas
atuando sobre cada um deles.
A forca de atração, gerada pela bola, possui
o mesmo modulo, independente da distância entre
a bola e o jogador. Desta forma, a bola sempre
atrairá o jogador. O campo potencial gerado pela
bola.
Cada jogador exerce uma força repulsiva, em
relação aos demais. Essa forca faz com que não
ocorram colisões entre os jogadores. A forca gerada
por cada jogador _e inversamente proporcional
ao quadrado da distância.
Tais características permitem modelar comportamentos
mais complexos, como os exigidos em velocidade desejada seja mantida.
Sistema Reprodutivo
Sistema Genital FemininoVulva ou pudendo: conjunto de estruturas que formam o aparelho reprodutor feminino externo (lábios vaginais, orifício da uretra, abertura da vagina e clitóris).
Sistema Digestivo
Os órgãos do sistema digestório propiciam a ingestão e nutrição do que ingerimos, permitindo com que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo nosso organismo, como a celulose.Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas ao longo deste processo, iniciado na boca.BocaA maioria dos mamíferos mastiga o alimento antes desse atravessar a faringe. Tal ato permite sua diminuição, umidificação e, em alguns casos, o contato com enzimas digestivas presentes na saliva (amilase e ptialina), estas sendo responsáveis pela transformação de glicogênio e amido em maltose. Nesta fase da digestão, a língua tem um importante papel: além de auxiliar na diminuição e diluição do alimento, permite a captura de sabores, estimulando a produção de saliva. Os sais presentes nesta última neutralizam a possível acidez do alimento.
Sistema de Sustentação do Corpo
Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.
2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
Sistema de Transporte
Metrô
O metrô (metro ou metropolitano em Portugal) é utilizado quando os ônibus ou bondes não atendem de modo eficiente a demanda de transporte de passageiros em certas rotas da cidade. Isto acontece quando os passageiros precisam percorrer longas distâncias ou se as rotas de ônibus/bondes ficam frequentemente congestionadas.
O metrô é alimentado por eletricidade, e é totalmente separado de espaços de acesso público, como ruas, estradas, ferrovias, parques e outros. O metrô pode rodar em túneis abaixo do solo, em terra (quase sempre separada de outras áreas através de cercas) ou no ar, suspensas através de pilares. Os passageiros embarcam em estações construídas ao longo da linha de metrô.
O metrô é um meio de transporte que não implica grandes custos a nível ecológico/ambiental, sendo ideal para o transporte em massa de passageiros. Porém, sua manutenção é muito cara, e só é economicamente viável em rotas de alta densidade. Além disso, ao contrário dos ônibus, as rotas de metrô precisam de ser cuidadosamente planejadas.
Sistema Circulatório
Coração (o centro funcional)
O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.
O coração é formado por quatro cavidades; as aurículas direita e esquerda e os ventrículos direito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões, impulsionando-os, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.
Sistema de Saúde
O sistema integrado de gestão racional de cuidados de saúde da PT-ACS
Para apoiar todos os processos essenciais da organização, foi desenvolvido um vasto conjunto de soluções integradas:
·Prescrição Racional de MedicamentosPermite a prescrição electrónica de medicamentos e encontra-se certificada pelo Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF). A PT-ACS foi pioneira na racionalização dos custos com medicamentos (ver caixa), o que teve na organização um enorme impacto estratégico.
· Gestão de Correspondência e Gestão do Relacionamento com o Beneficiário Controla digitalmente (o papel já não circula na PT-ACS!) o fluxo da documentação na organização, associando-a aos processos de negócio. Assegura a gestão de todo o relacionamento com os beneficiários. Cria, automaticamente, correspondência a partir de modelos predefinidos.
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Internet - Intranet - Extranet

INTERNET
Qual empresa hoje não conta com um computador conectado a internet? A necessidade da informação criou a internet que hoje conhecemos. Assim como destruição as guerras trazem avanços tecnológicos em velocidade astronômica, foi o caso da internet que surgiu na guerra fria em 1960 a 1970. O governo norte-americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Seria uma tecnologia de resistência. Foi assim que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet.Após isto o projeto da internet era coligar universidades para que fosse possível uma transmissão de dados de forma mais eficaz, rápida e segura.No Brasil a internet iniciou em 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.Definição de internet:A definição de internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet é uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado. Em março de 2007 foi feito um senso que divulgou que cerca de 16,9% da população mundial utiliza internet, ou seja, cerca de 1,1 bilhão de pessoas, hoje este valor deve ser maior devido à grande taxa de crescimento da internet no ano de 2008.Para que serve:A internet serve como um dos principais meios de comunicação inventados pelo homem. A capacidade de transmitir dados à longa distância faz com que a internet tenha milhões de adeptos diários. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente.
INTRANET
As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.A intranet ainda possibilita você a utilizar mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. Geralmente o acesso a intranet é feito em um servidor local em uma rede local chamada de LAN sigla da língua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na própria empresa.Definição de intranet:A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

EXTRANET
A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

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